É possível ganhar dinheiro na rua? Confira algumas dicas

É claro que é possível ganhar dinheiro na rua! E uma das principais formas é com a fotografia. Se interessou pelo assunto? Então continue lendo este artigo e saiba como você pode ganhar dinheiro na rua com fotografia.

Como ganhar dinheiro na rua com fotografia 

A fotografia pode ser um hobby muito dispendioso e, se você quer ser sério em fotografia de rua, você tem que investir muito tempo para completar uma série ou capturar belas fotos. Se você estiver trabalhando em período integral, poderá ter dinheiro suficiente, mas o tempo provavelmente é muito escasso. Portanto, a primeira conclusão é transformar seu hobby em uma profissão para ganhar dinheiro enquanto você está fazendo o que ama.

O que parece ótimo no começo, pode se tornar um pesadelo e é realmente muito mais difícil e menos romântico do que apenas andar na rua e fotografar. Decisões de carreira têm um impacto muito grande em sua vida, portanto, aqui estão alguns segundos pensamentos que você deve levar em consideração qual caminho você deseja rastrear.

Ganhar dinheiro na fotografia de rua

Não apenas na fotografia, mas em muitos hobbies, as pessoas fantasiam em ser profissionais. O pensamento de ganhar dinheiro ao fazer uma atividade que você faria de qualquer maneira é muito tentador. Antes de entrarmos nas especificidades de tentar tirar algum dinheiro da Fotografia de Rua, quero descrever os desafios gerais que você está enfrentando enquanto se transforma deste hobby em uma profissão.

É bem claro que você tem uma grande paixão e faz isso mesmo que não ganhe dinheiro com isso. Você está realizando essa tarefa porque ela te satisfaz, é divertida e te faz feliz. Digamos que você é um jovem jogador de futebol prestes a dar o salto para o primeiro time e estar no centro das atenções de times de maior divisão que podem lhe render um bom contrato.

De repente, o futebol não é apenas um jogo que você joga com seus amigos para ganhar e ter um bom final de semana. Há a pressão para realizar, concentrar 100% nesta oportunidade e não falhar. Alguns podem resistir a esta pressão melhor do que outros, mas se você não é o tipo de pessoa que executa bem em circunstâncias difíceis, corre o risco de perder os contratos em potencial e dinheiro, mas também o hobby.

Isso vem do conflito entre motivação intrínseca e extrínseca. “Intrínseco” descreve a motivação que vem de você, de dentro, enquanto a motivação extrínseca depende de fatores externos que o motivam. Motivações extrínsecas podem ser dinheiro, mas também fama ou reconhecimento. O perigo de transformar um hobby em uma profissão começa quando a motivação transita do intrínseco para o extrínseco.

Uma vez que você comece a ganhar um pouco de dinheiro com a fotografia, você pode mudar seu foco e perseguir o dinheiro em vez de fazer o que ama. Não há maneira fácil de parar esta progressão e uma vez que a diversão desapareça, ela desaparecerá. Assim, você corre o risco de não apenas perder um pouco de dinheiro, mas também de perder sua paixão. Ganhar dinheiro na rua é sim viável. 

Encontrando um nicho

No mundo do poker há um ditado que diz que você pode ser o 10º melhor Jogador de Poker do mundo, mas se você está sentado em uma mesa contra os 9 melhores jogadores, você provavelmente perderá muito dinheiro. O mesmo se aplica à fotografia. Se você está oferecendo um serviço como retrato ou fotografia de casamento, você vai ter dificuldade em competir neste mercado.

Especialmente quando você está apenas entrando no negócio de fotografia é aconselhável encontrar um nicho e especializar-se em um campo onde a concorrência é muito menor. Por exemplo, se você é um fotógrafo de rua, pode se concentrar em campos diferentes, por exemplo, Flash, Night ou Close-up Candids. Focando em um campo muito estreito também tem as vantagens que você pode adquirir mais facilmente conhecimento único. Você simplesmente ensinaria ou prestaria serviços para “Fotografia”, você seria um investidor de todos os ofícios, mas um mestre de ninguém.

Pense por um segundo da perspectiva do comprador. Se você quer um retrato de negócios, você prefere procurar por um fotógrafo que tem estado nesta área por uma década e é um verdadeiro mestre, ou você contrataria um fotógrafo que seja apenas “bom” em retratos, mas também faça fotografia esportiva e um pequena paisagem pelo caminho?

Como os fotógrafos de rua ganham dinheiro

Eu não falei sobre as formas específicas de ganhar dinheiro na rua com fotografia de rua ainda. A revolução digital não parou na fotografia e tem uma enorme influência sobre como os fotógrafos de rua realmente ganham dinheiro. Embora fosse lucrativo vender imagens ou livros como um fotógrafo documentário anos atrás, as empresas mudaram.

As fotos estão disponíveis principalmente online gratuitamente para assistir. Os fotógrafos de rua publicam a maioria de suas imagens em plataformas online e mídias sociais para obter reconhecimento e comercializar seus outros produtos. Ganhar a vida como fotógrafo significa na era digital ter uma carteira diversificada de fluxos de renda. Confiar apenas em uma grande fonte pode ser arriscado quando esse fluxo fica seco. Diversificar seus fluxos de renda é sempre uma boa idéia, porque uma queda não significa de repente que você não tem renda.

Portanto, é provavelmente o melhor para fazer a transição lentamente para o seu negócio de Fotografia de rua. Tente reduzir suas horas de trabalho para o seu trabalho diário normal e passe o resto do dia nos negócios do seu lado.

Se você não se aborrecer logo, a renda do seu emprego aumenta e você não está muito apegado ao seu emprego “normal”, você pode tentar a sua sorte como fotógrafo profissional. Mas tenha em mente que ser um fotógrafo profissional é principalmente sobre negócios e menos sobre fotografia. É possível sim ganhar dinheiro na rua com fotografia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *